terça-feira, 13 de outubro de 2009

Apresentação

O VIII Encontro Goiano dos Estudantes de Direito (EGED) é um espaço privilegiado de debates e discussões sobre temas contemporâneos do Direito e de relevância para a sociedade e estudantes de Direito, sejam eles universitários ou profissionais. Além de ser fórum de movimentação estudantil acerca da luta por uma Universidade que venha a cumprir a sua função social, promove, também, um momento oportuno de confraternização dos estudantes de Direito do Estado de Goiás.

O evento acontece durante o segundo semestre do ano, na antiga capital do Estado, a Villa Bôa de Goyaz, primeira cidade a abrigar uma Faculdade de Direito na região Centro-Oeste do País e a quarta Universidade do país. A data escolhida foi o Feriado de Finados, entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro; e pretende reunir cerca de mil acadêmicos de Direito de todo o Estado.

A temática proposta para esse ano busca discutir a função social do Direito, o papel da educação jurídica no cenário da educação nacional (com enfoque à Assessoria Jurídica Universitária Popular e aos Núcleos de Práticas Jurídicas) e o exercício da Cidadania.

Serão realizadas palestras com a presença de renomados professores da Universidade Federal de Goiás (Campi da Cidade de Goiás e de Goiânia), da Universidade Católica e da Universidade de Brasília. Estão também previstas oficinas de dança, primeiros socorros, percussão, e atividade em parceria com o Museu das Bandeiras que, atualmente, executa projeto em comemoração aos 20 anos da Constituição, além de atividade com o clube de Cinema da Cidade de Goiás.

Serão emitidos certificados para os participantes do evento, que, também, contabilizarão quarenta horas extra-curriculares, necessárias à conclusão do curso.

Enfim, o Encontro objetiva propiciar uma discussão política sobre movimentos estudantis e sobre o papel do estudante de Direito, enquanto profissional e sujeito social.

Será um espaço para troca de experiências, debates e articulação entre as Faculdades de Direito do Estado de Goiás, na perspectiva de intervenção na realidade social de cada acadêmico, e ente transformador dessa sociedade, repleta de desigualdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário